top of page

O que é Ayurveda?

O Ayurveda, que significa "Conhecimento (Veda) da Vida (Ayu)", é uma ciência que busca o autocuidado e o autoconhecimento. Seu princípio fundamental é a singularidade, pois defende que somos indivíduos únicos (Ser) e, portanto, precisamos de cuidados únicos. O objetivo maior não é apenas remediar ou controlar doenças, mas sim gerar saúde e vitalidade, que é definida como o bem-estar físico, mental, emocional e social.

A sua constituição e funcionamento são regidos pelos três Doshas—Vata, Pitta e Kapha. A palavra Dosha significa literalmente "aquilo que muda" e "aquilo que adoece". A doença é vista como um desequilíbrio ou excesso de Dosha, ou ainda como Ama (toxina ou matéria não digerida).

Em vez de tratar os sintomas das doenças, o Ayurveda foca em tratar a individualidade para eliminar esses excessos e restaurar a vitalidade perdida. Ao aprender a digerir o mundo —sejam alimentos, emoções ou acontecimentos— e fazer ajustes na alimentação e na rotina diária, você consegue extrair o melhor dos seus Doshas e evitar os seus malefícios, caminhando em direção à cura e à independência no autocuidado

Dosha é seu biotipo, sua característica única. Nenhum ser é igual ao outro, precisamos nos cuidar de acordo com nossa individualidade! Esse é seu Dosha, sabendo ele você melhora sua saúde usando de alimentos e rotinas que equilibram sua natureza, evitando aquilo que te adoece.
Descubra seu Dosha e aprenda a se cuidar com singularidade!

VATA:

O Dosha Vata é formado pelos elementos Éter e Ar e é caracterizado pelos atributos leve, frio, seco e difuso.

​• Qualidades e Funções: É a energia do movimento, responsável pelo espaço vazio no corpo, pela criatividade e o movimento das ideias (Prana), e pelo movimento de alimentos, dejetos e circulação. • Agravamento (Vata-louco / Toxinas): O excesso de Vata tende a ser seco e frio, levando a:     ◦ Ansiedade, mente agitada, difusa e insônia.     ◦ Ressecamento generalizado (pele, tosse seca).     ◦ Problemas de mobilidade e vazio (gases, constipação, anemia).     ◦ Perda de tecido ósseo (osteoporose) e perda de peso (magreza).     ◦ O indivíduo Vata agravado pode se tornar "vata-louco", começando muitos projetos e tendo dificuldade em concluí-los.     ◦ Sedes de adoecimento: Intestino grosso, ossos e mente.

PITTA:

O Dosha Pitta é formado pelos elementos Fogo e Água e é caracterizado pelos atributos quente, penetrante, brilhante e ser mais ou menos úmido.

• Qualidades e Funções: É a energia do fogo metabólico (Agni), responsável pela digestão e transformação. A nível mental, Pitta gera discernimento e poder de escolha (Tejas). • Agravamento (Excesso de Fogo / Toxinas): O excesso de Pitta tende a ser quente, ácido e destrutivo, levando a:     ◦ Irritabilidade, raiva e estresse.     ◦ Acidez e azia (dor no estômago).     ◦ Problemas de inflamação (ites, tendinite, bursite, febre).     ◦ Problemas de pele (vermelhidão, psoríase, dermatite, rosácea).     ◦ O indivíduo Pitta agravado pode se tornar chato, mandão ou perfeccionista.     ◦ Cuidado com estímulos: O excesso de especiarias (cúrcuma, pimenta, gengibre), álcool, vinagre e café agravam Pitta.     ◦ Sedes de adoecimento: Intestino delgado, estômago, fígado, baço e sangue.

KAPHA:

O Dosha Kapha é formado pelos elementos Água e Terra e é caracterizado pelos atributos pesado, frio, úmido/untuoso e estagnado/denso.

• Qualidades e Funções: É a energia da estrutura, responsável pelos tecidos (matéria, Rasa Dhatu) e pela nutrição. Kapha gera vigor, imunidade e memória (Ojas). • Agravamento (Excesso de Mucosidade / Toxinas): O excesso de Kapha tende a ser pesado, frio e mucoso, levando a:     ◦ Acúmulo de muco (gripe, rinite, sinusite, catarro).     ◦ Estagnação, lentidão, letargia e Agni fraco.     ◦ Sobrepeso, obesidade e retenção de líquido.     ◦ Apego emocional ou material.     ◦ Sedes de adoecimento: Estômago (muco estomacal), pulmão (mucosa pulmonar) e plasma

bck-mandala.png
bottom of page